07 julho 2009

Sobre pseudos-intelectuais


Sabe uma coisa que eu não gosto? Tirando exame de sangue, educação física e carne?
Gente que acha que é inteligente, vulgo 'pseudo-intelectuais'.
Aquelas pessoinhas que só escutam a musica mais famosa do Caetano Veloso, do Legião Urbana e do Chico Buarque só para falarem: 'Ah mas eu???? Sou fanática por eles!''
TUDO MENTIRA!
Ela não sabe nada deles, só sabe o refrão da musica mais famosa!
O que me irrita também sobre o gosto musical dos pseudo intelectuais é o fato deles acharem que TUDO que é considerado 'do povo', 'popular' e derivados, não é digno para eles. Tratam bandas e cantores muito bons como se fossem lixo, só porque são 'populares'.
Outro caso de 'pseudo-intelectual' é em relação aos livros.
Exemplo: ''Você já leu Nietzsche? Paulo Coelho? Carlos Drummond? Kafka? Tolstoi? Doistoiévisk? Não??? Ahhh não sabe o que esta perdendo!''
TUDO MENTIRA!
Não leu coisíssima nenhuma, deve ter lido um resumo da internet sobre (de novo) o livro mais conhecido do autor e quer ficar posando de intelectual.
Agora o exemplo que MAIS me irrita, do fundo das profundezas do meu ser, são aquelas pessoas que escrevem textos e mais textos usando uma linguagem mega by Dicionário Aurélio, mega pesada, que NINGUÉM (nem eles próprios) sabem o que estão escrevendo e lendo. Escrevem textos com se estivessem escrevendo livros estilo best-seller, achando que estão abafando por causa das palavras 'cult' tipo; 'prolixa', 'paradoxo', 'erroneamente' da vida, mas NEM SABEM o que significa paradoxo!
Se você perguntar o que a pessoa pseudo intelectual escreveu em determinado texto 'feito' por ela mesma, ela vai te enrolar até não poder mais usando de novo aquela linguagem 'prolixa' que ela acha que só ela sabe.
Isso me irrita demais. Pessoas que querem aparecer me irritam. Mas as que querem pagar de intelectuais me irritam mais ainda!
Esse sim, é um grande paradoxo da vida!

15 comentários:

Anônimo disse...

Somos duas! Ai como eu me irrito com esse povinho, é ridiculo ver como eles se forçam para "fazer bonito". Fala séerio!
Outro tipinho que eu odeio são os inteligentes que acham que estão por cima da carne seca e vive te chamando de burra e talz e se intrometendo!
Te chamei aqui?! Não?! VAZA!
Que raiva que me dá! .-.


Adorei o post! Supeeeeer verdade!



Beeijos!

Dias disse...

Eu acho que sei de quem você está falando! E não digo quem pra não acabar com a amizade...

Anônimo disse...

Eu tinha uma certa amizade com alguém assim...
Mas naõ era fácil porque a pessoa dava a impressão de que sabia tudo,entendia de tudo,e não aceitava muito bem outras opiniões.
Então muitas vezes ficava difícil dialogar.
Acabou que,por mais que eu respeitasse e compreendesse o jeito de ser da tal pessoa,já não me sentia bem tendo muito contato com ela.
Por isso evito ficar tempo demais perto,apesar de entender que deve-se aprender a lidar com as diferenças,mas como não tenho sangue de barata,manter distância às vezes ajuda e muito!
Beijos! =]

clarice disse...

Tudo isso passa quando se entra em uma universidade ,principalmente se for pública.
A universidade pública tem a capacidade de colocar todos no mesmo padrão,o padrão que ninguém sabe nada e se sentem uns burros estudando como nunca estudou navida e as notas lá embaixo.Mas eu era excelente no Santo Inácio,Colégio Militar,São Bento,Franco Brasileiro,São José e etc...
Era,agora todos serão iguais e verão com bastante ajuda dos professores que mal respondem e nunca sabem o nome de ningúem como não sabem nada .O orgulho cairá por terra e virá a simplicidade de reconhecer em doutores,phds,cientistas como agem simpesmente os detentores de tantos conhecimentos.
É só esperar para ver.
bjos!

Luna disse...

E você não pode ouvir nada popular, que eles olham e dizem:

"vc gosta dessa música que todo mundo tá escutando?"

eu lá tenho culpa, se ela é mesmo linda!

e quando a escrever, é tão confuso ler textos com um zilhão de palavras dificeis. prefiro assim, como os seus!!

beijooos querida!

Caetano disse...

já não tenho há muito tempo com essa galera. Nem comento mais sobre.
Poucos sabem que inteligência é saber respeitar.

um beijo
seu blog é lindo

Majú disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

hahaha ótimo!
Isso também me irrita muito!
E os álbuns 'cult' no orkut!?
Me mata!

Mas como dizem: a maior diversão de um sábio é se passar de idiota diante um idiota que tenta se passar por sábio. rs

Debbys disse...

Aii, com certeza isso é irritante... Ow, conheço tanta gente assim... tem uma que até gastou um dinheirão com livros de arte, arte moderna, só pra falar que é cult... tipo, affe né?? Daí fala que adora os filmes antigos e fica ouvindo só música de cantores que ninguém conhece só pra dizer que é diferente. Quem realmente é assim não fica se vanglorizando por ai não... ah, vá! hehehe
bjusss

Daiane Dias de Alcântara disse...

AaA' então somos duas *-* ODEIO, gentee assim 2, aff!
São umas jumentas, e acham que arrazam! --'
Affs

Nanda disse...

Eu não suporto gente assimm! haha!

Alana disse...

gostei do "pseudo-intelectuais" e bom, concordo com vc, não ta com nada meeeeesmo esse povo blase lixa* sem extremos tbm, não é?! acho que se vc sabe, é legal mostrar, mais sem hiperboles ;} UASHSUAHASUHASUHASUASHUH beijinho Rebeca

Jess disse...

Isso é muuuito irritante --' Eu até gosto de usar umas palavrinhas legais, mas todo mundo entende! Agora, dizer que gosta de um artista e só ter escutado uma música é mais que irritante, é deprimente! Adorei o texto.

Thaís A. disse...

NOOSSA, tenho essa mesma revolta! Tenho uma amiga que ela ODEIA essas bandas famosas, aí um dias ela tava escutando junto com outra amiga uma música do Paramore. Aí ela perguntou: 'Nossa, que musica legal, quem canta?' E quando ela viuque era Paramore, ela jogou o fone e falou?' CREDO.
AAAH, esssa gente x.x UHAUEHUSE

Caderno de Poemas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.